Em cumprimento ao projeto pedagógico do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares, parte dos 3.200 alunos começou, nesta sexta-feira (10), o estágio operacional no policiamento dos 27 municípios onde existem núcleos de formação.

Em Salvador, 858 alunos foram divididos em dois grupos que, em alternância, ficarão uma semana em sala de aula e outra semana no estágio operacional, nos horários de 7 às 13h e das 13 às 19h, de terça à sexta-feira, e, extraordinariamente, nos finais de semana.

As bases de treinamento serão as áreas comerciais, turísticas, estações de transbordo, orla marítima, dentre outras com grande circulação de pessoas.

“O estágio tem por objetivo propiciar aos novos policiais militares a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do policiamento ostensivo em duplas, trios ou patrulhas”, afirma o capitão Marcelo Pitta, chefe da Unidade de Imprensa da PM.

Ele acrescenta que os alunos serão supervisionados e acompanhados por oficiais do Comando de Policiamento da Capital, dos Comandos Regionais e comandantes de área operacional, além do acompanhamento pedagógico do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que tem a função de orientar e instruir os PMs em processo de formação.

Reforço

Além de Salvador, as cidades que possuem núcleos de formação na região metropolitana e no interior do estado são Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias D´Ávila, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Casa Nova, Feira de Santana, Alagoinhas, Irecê, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Medeiros Neto, Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié, Itapetinga, Ipiaú, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

“Estou feliz e realizado por me preparar para a futura profissão, principalmente pela experiência que será repassada pela corporação e pelos colegas mais antigos”, destaca o aluno soldado Elói, escalado no policiamento na área do Centro Histórico de Salvador.