A nova Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), segunda de Salvador, e a sede da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar já estão em funcionamento desde o início da manhã desta terça-feira (14). Inauguradas pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Segurança Pública, César Nunes, as unidades fazem parte do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que já abrigava a 5ª DP, situado na Praça do Sol, subúrbio ferroviário de Periperi.

A Deam conta com 32 policiais e duas viaturas, além de um atendimento diferenciado que será realizado pelo Projeto Viver, órgão da SSP especializado em casos de exploração sexual. “Entendemos que combater a violência contra a mulher é um dos nossos principais compromissos e a instalação dessa delegacia aqui no subúrbio é o primeiro passo”, declarou o governador, que ressaltou ser o complexo a primeira construção em Salvador que abriga as polícias Civil e Militar num mesmo espaço.

O secretário César Nunes afirmou que será muito importante a integração da Deam com a delegacia da região e a 18ª CIPM. “Além do atendimento psicossocial oferecido, a ação conjunta com as outras unidades policiais permitirá um trabalho mais dinâmico e com resultado rápido”, explicou.

Prevenção

Décima terceira unidade no estado especializada em atender o público feminino, a Deam de Periperi, que estará à disposição de aproximadamente 500 mil habitantes. “Analisamos os números de ocorrências em Salvador e percebemos a necessidade dessa unidade de atendimento à mulher na região do subúrbio ferroviário”, disse o delegado-chefe, Joselito Bispo da Silva.

Ele acrescentou que essa especializada desafogará o serviço prestado pela unidade de Brotas. “Além de resolvermos o problema do deslocamento, melhoramos a qualidade do serviço prestado”, concluiu.

Já a titular da nova unidade, delegada Overanda Oliveira, explicou que também serão realizadas no espaço reuniões, palestras, eventos das associações comunitárias e dos grupos de combate a violência contra a mulher. “Queremos compreender a realidade das mulheres dessa região e tentar impedir que agressões aconteçam. A Deam não vai funcionar somente para o registro de ocorrências”, ressaltou.

Estatísticas

Segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) da Polícia Civil, em Salvador, de janeiro a junho deste ano, foram registrados contra a mulher 52 tentativas de homicídio, 64 estupros, 2.672 casos de lesão corporal dolosa e sete casos de atentado violento ao pudor.

Na região da 5ª DP, no mesmo período, foram registrados cinco homicídios dolosos, seis tentativas de homicídio, 209 casos de lesão corporal dolosa e cinco ocorrências de estupro. “Levando em considerações esses dados, o delegado-chefe decidiu implantar a unidade nessa região”, explicou Overanda Oliveira.

De acordo com a diretora de Departamento de Crimes Contra a Vida, delegada Isabel Alice, com a inauguração da nova Deam os casos de abusos contra a mulher irão diminuir significativamente no subúrbio ferroviário. “O silêncio é um dos maiores cúmplices da violência”, concluiu. Denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 3117-8202.