Os internos do Complexo Penitenciário do Estado já podem obter a carteira de identidade de forma simples e ágil, sem precisar sair da unidade prisional.

As secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH) inauguraram, nesta sexta-feira (10), na Penitenciária Lemos Brito, um posto de identificação do Instituto Pedro Mello, possibilitando o benefício a todos os presos.

O serviço será disponibilizado, inicialmente, três dias por semana e será prestado por três técnicos da SSP a partir da próxima semana. A depender da demanda, o horário poderá sem ampliado. A seleção dos internos interessados será efetuada pelo Serviço Social.

A iniciativa resolve um grave problema enfrentado pelos internos, pois a falta do documento dificulta a confecção do cartão de SUS e o pagamento de pecúlio nos casos daqueles que participam de atividade laborativa.

Aberto com a apresentação do Coral da Cidadania, composto por servidores da SJDH, o evento contou com a presença dos secretários César Nunes (SSP) e Marilia Muricy (Justiça), do procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Brito, a juíza titular da Vara de Execuções Penais, Andremara Santos, além da presidente do Conselho Penitenciário, Alessandra Prado, diretores de presídios funcionários e demais convidados.

Nunes destacou que a iniciativa representa a união entre as secretarias, cujas bases estão sempre em sintonia. "Quando cuidamos de algo é porque gostamos. E é por isso, que, mais uma vez, estamos juntos zelando pela dignidade e cidadania desta população. Fazemos parte de uma mesma equipe”, acrescentou.

A secretária Marilia Muricy também ressaltou a importância da parceria, considerada fundamental para o combate à violência no estado. "Cuidamos do crime em conjunto e respeitando a dignidade humana. Somos parte de uma equipe única e todos sabemos da cumplicidade entre as secretarias. Este instrumento é extremamente valioso neste exercício da democracia", disse.