A polícia baiana apresentou nesta segunda-feira (20), os números finais da Operação Saneamento II, realizada durante todo o final de semana no Subúrbio Ferroviário de Salvador e anunciou a implantação, nesta quarta-feira (22), da segunda etapa do projeto Ronda nos Bairros, que será executada na região.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Ronda nos Bairros será implantado em cinco diferentes áreas, em toda a extensão do subúrbio, a cada três quilômetros quadrados.

Durante a Operação Saneamento II, Na localidade – considerada a segunda mais violenta da capital baiana – 675 policiais cumpriram 79 mandados de busca e prisão durante o final de semana. A incursão policial no subúrbio de Salvador contou ainda com o reforço de dezenas de viaturas e do helicóptero do Grupamento Aéreo da PM.

Segundo o titular da SSP, César Nunes, durante a operação, 27 suspeitos foram conduzidos à delegacia e quatro autuados em flagrante. Entre os presos estão Alessandro Bittencourt e Jailson Brito Santos, que estavam foragidos, e já tinham sido condenados pela Justiça por crimes como tráfico de drogas e homicídios.

A ação também resultou na apreensão de cinco armas de fogo (duas pistolas 380, dois revólveres calibre 38 e um 32), quatro armas brancas, 26 munições, 148 trouxas de cocaína, 25 ‘dolas’ de maconha, 43 pedras de crack. Cinco suspeitos morreram em confronto com a polícia.

O comandante-geral da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas informou que o local já estava sendo mapeado por equipes do Serviço de Inteligência da corporação. Mascarenhas também destacou a parceria com a comunidade. “Tivemos um pico muito grande de ligações recebidas no serviço disque-denúncia e isso ajudou a descobrir os pontos mais críticos”, conta.

O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, também ressaltou a parceria entre militares e civis durante a operação. Segundo ele, o trabalho em conjunto possibilitou a coleta de informações mais ricas em detalhes e a eficiência da atuação dos policiais das duas instituições.

Índices de violência em queda na região de Tancredo Neves

Durante a apresentação dos números da Operação Saneamento II, também foi divulgado o balanço do primeiro mês de atividade, do projeto Ronda nos Bairros, na região de Tancredo Neves.

Dados da SSP apontam que foram reduzidos os números de crimes como homicídios e assaltos, em Tancredo Neves, entre a primeira quinzena de setembro e igual período de outubro. Nesse período houve queda de 33,3% nos assassinatos, nenhum caso de estupro e roubo de casas e uma redução de 50% nos assaltos a ônibus.

A iniciativa conta com 250 policiais, além de 10 viaturas e 10 motocicletas que atuam no patrulhamento ostensivo de 18 localidades 24 horas por dia.

Números da Operação Saneamento II

  • 2495 abordagens
  • 27 prisões
  • 05 armas de fogo e 26 munições apreendidas
  • 04 apreensões de armas branca
  • 148 trouxas de cocaína, 25 dolas e 43 pedras de crak apreendidas

Números do Ronda nos Bairros – Redução de ocorrências

  • 33% homicídios
  • 50% roubo a ônibus
  • 50% furto de veículos
  • 29% roubo de veículos
  • 39,4% assaltos
  • Nenhum caso de estupros e roubos a casas