Destinado a policiais civis e militares que atuarão nas Eleições Municipais de 2008, foi realizado nesta quarta-feira (1), no Laboratório de Educação à Distância do Instituto de Anísio Teixeira (IAT), uma videoconferência sobre o papel das polícias Civil e Militar no processo eleitoral.

Com o tema Eleições Municipais 2008 – A Importância da Polícia como Garantidora do Exercício do Voto, o evento foi transmitido simultaneamente para 31 municípios baianos, através da Rede Educação da Secretaria de Estadual de Educação.

A videoconferência contou com as presenças do comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, do delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, e da diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol). delegada Célia Maria Miranda Costa, entre outros participantes.

O coronel Mascarenhas abriu a conferência e destacou o trabalho de integração das duas instituições, principalmente a partir de 5 de julho deste ano, quando a corporação começou a acompanhar os eventos políticos em todo o estado e detectou a presença de fatos estranhos ao ambiente eleitoral em 187 municípios.

Para garantir o livre direito à manifestação, a PM reforçou essas localidades com mais 900 policiais. Já o delegado Joselito Bispo também ressaltou a necessidade de parcerias não só com a PM, mas também com o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Mensagem

Afirmando que as polícias Civil e Militar têm um papel decisivo na manutenção da ordem pública, Bispo finalizou dizendo que “durante o processo eleitoral a segurança pública estará nas mãos de cada um de vocês (policiais) que vão comandar as ações”.

Em seguida, os participantes do evento assistiram a uma mensagem do governador Jaques Wagner, que também destacou a importância das polícias Civil e Militar para garantir a lisura do processo eleitoral e a manutenção da ordem pública.

Um dos palestrantes do evento foi o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Bernardino Brito Filho, que falou sobre os procedimentos a serem adotados pelos servidores policiais durante o período eleitoral.