De janeiro a setembro deste ano, 3.305 prisões em flagrante de pessoas envolvidas em diversos tipos de delito foram efetuadas pela polícia em Salvador e na região metropolitana. Setembro e agosto, de acordo o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), registraram o menor número de homicídios dolosos na capital – em cada mês, 118 casos.

As ocorrências de roubos a ônibus em Salvador também diminuíram expressivamente, em setembro, ocorrendo 111 casos contra 230, em agosto, resultado do reforço das ações desenvolvidas pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). Integrante da estrutura da Polícia Civil, o grupo atua em parceira com a Polícia Militar, por meio da Rondesp.

A atuação de um outro grupo especial da Polícia Civil, o “Visão Noturna”, e da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFRV), ambos subordinados ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), possibilitou, no mês passado, uma redução na incidência de veículos roubados em Salvador (345 contra 399 em agosto) e na RMS (63 contra 76).

Os furtos de veículos também sofreram redução em setembro (161 casos contra os 178 verificados em agosto, na capital). Na região metropolitana ocorreram 18 furtos de veículos, em setembro, e 33, no mês anterior.

Pró-vida

A operação policial integrada Pró-vida, lançada nos primeiros meses deste ano, e o programa Ronda nos Bairros, criado recentemente pelo Governo do Estado, também têm contribuído para a redução da incidência de delitos na capital, sobretudo homicídios, roubos e o tráfico de drogas, com a intensificação das ações de combate à criminalidade e da violência.

Entre janeiro e agosto, por exemplo, a polícia apreendeu um total de 915 armas de fogo, em Salvador e nos municípios da RMS – um acréscimo de 24,2% na capital, e de 29% na RMS, em comparação a igual período no ano passado.

Mais de 680 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram autuadas em Salvador, entre janeiro e agosto (acréscimo de 28,6%) e outras 224 na RMS (aumento de 53%).

Ainda neste período, a polícia recuperou, na capital, 2.356 veículos roubados, 59% a mais do que em igual período no ano passado. Na região metropolitana, o índice cresceu 45% (632 veículos recuperados contra 436 entre janeiro e agosto de 2007).