Desde às 4 h da madrugada deste sábado, 18, 675 policiais civis e militares cumprem 79 mandados de busca e apreensão e de prisão em toda a região do subúrbio ferroviário, numa megaoperação que segue até às 4h de segunda-feira, 20, batizada de saneamento 2.

Até o meio-dia, 19 pessoas foram detidas portando drogas e armas. “ A maioria das prisões ocorreu em função de denúncias de moradores por meio do Disque-Denúncia 3235-0000”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Nunes.

Durante todo o dia, as ações das mais de 40 equipes que estão baseadas na Divisão de Segurança Integrada do Subúrbio Ferroviário (Disep), são coordenadas de perto pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Somente a PM dispõe de 575 homens no local das 18ª, 14ª e 19ª Companhias Independentes. A Polícia Civil executa o papel de polícia investigativa e judiciária, lavrando autos de flagrante e registrando as ocorrências, com mais de 100 agentes, escrivães e delegados.

Estão presos Pedro Henrique Monteiro, Israel da Conceição Silva, André Miranda Santana, Flávio Campos Barbosa e Marcos Paraná Soares, que já tinham mandado de prisão expedido pela justiça. Alan Souza de Oliveira foi surpreendido com uma trouxa de semente de maconha. Flávio Campos Barbosa e Marcos Paraná Soares estavam de posse de dois celulares roubados.

Jaílson Oliveira Santana, Alecsandro Bittencourt Anunciação, Marcos Antonio Silva Simões, Lourival Carlos de Souza, Diana de Jesus Néri e Carlos Alberto de Jesus foram presos em flagrante com duas pedras grandes de crack e 14 trouxas de cocaína.

A maior quantidade de drogas até agora, 124 trouxas de maconha, foi apreendida com João da Silva, de 47 anos. René dos santos, Robson Brandão de Cerqueira e Valdir Brandão Soares foram presos em uma mesma casa onde a polícia encontrou maconha, faca do tipo peixeira e remédios para dormir.

De acordo com o César Nunes, a região do subúrbio ferroviário é a segunda mais violenta da capital baiana. “Os índices apontam que o narcotráfico é a modalidade de crime que mais estimula outras práticas criminosas, por isso as quadrilhas de traficantes são o nosso alvo”, afirmou o secretário da SSP.

A operação no subúrbio se estende por uma ampla área que inclui os bairros de Periperi, Itacaranha, Coutos, Plataforma e Ilha de Maré, São Tomé de Paripe e São Bartolomeu