Três policiais militares e um policial civil estão entre os contemplados da sexta edição do Prêmio Servidor Cidadão, evento que marca a passagem do Dia do Servidor (28 de outubro). Dividindo o tempo entre as atividades das corporações e os compromissos sociais, eles mostram o poder transformador das ações de voluntariado.

O sargento Josuel Otávio dos Santos, do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna, compartilhou o prêmio de segundo colocado com o escrivão da Polícia Civil, Roberto José da Silva, através do trabalho social que eles realizam no Instituto de Recuperação Renascer, que acolhe e recupera crianças e jovens em situação de risco.

“Por meio de terapias ocupacionais e religiosas, acreditamos na recuperação dessas pessoas”, afirmou Josuel, uma das lideranças do projeto, que já existe há 17 anos e que mantém uma escola de nível fundamental, oficinas de música, informática e artesanato, hortas comunitárias e escolinha de futebol em Itabuna.

Um projeto de iniciação musical e manutenção da tradição das fanfarras, realizado com cerca de 80 jovens e crianças da periferia de Santo Antônio de Jesus, deu o prêmio de quinto lugar ao soldado da PM Neilson Nery Silva, que trabalha no 14º Batalhão da Polícia Militar.

Autodidata, Nery toca diversos instrumentos e vê na sua virtude um caminho para ajudar a manter os jovens longe dos riscos. “Esse trabalho me deixa muito feliz, porque eles aprendem uma profissão, têm a auto-estima elevada e, principalmente, ficam distante das drogas”, explicou.

Uma menção honrosa foi dedicada à atividade realizada pelo também soldado da PM, Sérgio Carlos de Almeida, que é lotado no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Alagoinhas. Há pouco mais de um ano, ele desenvolve o projeto Semente da Mente, que estimula crianças e jovens portadores de necessidades especiais através do jogo de xadrez.

“Foi um desafio para eles e para mim, mas eu sempre acreditei nos resultados. O xadrez é o esporte da mente e imaginei que poderia ajudá-los com essa prática, e hoje vejo que deu certo”, avaliou Sérgio, que também é árbitro auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez.

A avaliação de Sérgio foi confirmada pela pedagoga Hildete Lago, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alagoinhas, onde ele desenvolve o trabalho com 45 crianças. “O resultado foi o melhor possível e já reflete no desenvolvimento cognitivo, na coordenação motora, na socialização e, principalmente, na capacidade de concentração, que é um desafio para as crianças especiais”, declarou.

Exemplo e estímulo

Este ano, o Prêmio Servidor Cidadão recebeu 82 inscrições e distribuiu um total R$ 42 mil para dez ações de voluntariado desenvolvidas por servidores públicos da capital e do interior.

“Todos os projetos devem servir de exemplo para a sociedade e de estímulo para que o Estado continue investindo na qualidade de vida de seus servidores”, destacou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

Em 2007, outro policial militar foi premiado. O sargento Albertino Santos Barbosa, lotado no 10º Batalhão da PM, ficou em quinto lugar, com o projeto Correndo das Drogas, desenvolvido com crianças e adolescentes da cidade de Barreiras.