Com a inauguração de um posto SAC em Pernambués, na manhã desta terça-feira (28), e o anúncio de duas novas unidades até o final do ano, em Salvador, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), dá inicio à ampliação da rede de atendimento ao cidadão em todo o estado.

A unidade de Pernambués foi a primeira a ser inaugurada após dez anos sem expansão da rede na capital – o último posto foi inaugurado em 1998.

Com o novo posto, o serviço passa a contar com 26 unidades de atendimento no estado, sendo nove, na capital, e 17, no interior. A próxima unidade do SAC será entregue até dezembro, no bairro de Pau da Lima. Já para o interior, o governo finaliza projeto para instalação SAC em Irecê.

De acordo com o secretário da Administração, Manoel Vitório, que descerrou a placa ao lado do presidente do Wall Mart Brasil, Hecto Muñoz, a expansão da rede atende à necessidade de crescimento populacional da capital, ampliada em mais de 600 mil habitantes na última década.

“A rede estava com sua capacidade de atendimento exaurida, daí a decisão de ampliá-la, oferecendo o mesmo padrão de excelência adotado na prestação dos serviços dos postos dos shoppings para os postos dos bairros periféricos e de interior do estado”, declarou Vitório, lembrando que “o tratamento igualitário é uma determinação do governador Jaques Wagner”.

A parceria com o SAC foi comemorada pelo presidente do Wall Mart Brasil, Hecto Muñoz. Ele disse que “a presença do SAC em nossas instalações valorizou em muito o projeto da Loja da Comunidade, que é uma iniciativa de responsabilidade social”.

O posto SAC de Pernambués funciona no Supermercado Todo Dia, da rede Wal Mart, localizado na Rua Tomaz Gonzaga, no 219. A população local e da região, estimada pelo IBGE em aproximadamente 70 mil habitantes, passa a contar, no bairro, com serviços na área de emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, antecedentes criminais e também intermediação de mão-de-obra e CPF.

Nos demais postos, a Saeb continua o trabalho de requalificação da rede. Sete dos oito postos da capital já passaram por reformas estruturais. O SAC da Liberdade permanece fechado para reformas até 10 de novembro. A requalificação e ampliação da rede estão sendo desenvolvidas pelo programa Você Cidadão.

No interior do estado, comunidades não incluídas na rede atual do SAC estão sendo beneficiadas com o Ponto Cidadão, unidade compacta de atendimento já inaugurada nos municípios de Central e Presidente Tancredo Neves.

Até o final do ano, a Saeb pretende entregar unidades semelhantes em Inhampube, Cícero Dantas, Cruz das Almas e Malhadas. A meta é abranger, até o final de 2009, outros 16 municípios.

A previsão é que aproximadamente 2 milhões de cidadãos baianos passem a usufruir das facilidades ofertadas pela nova unidade de atendimento ao cidadão. Com a nova tecnologia, o prazo para emissão de documentos é reduzido de até 60 dias para um prazo máximo de 15.

Mais perto de casa

O funcionário público Gilson Santos da Luz, 56 anos, vai resolver as pendências no novo SAC. “Não preciso ir ao Iguatemi. Venho até caminhando”, afirmou. Já a desempregada Cibélia de Jesus, 34 anos, foi no mesmo dia conferir as novas instalações e se informar sobre o serviço de intermediação de mão-de-obra, com mais duas vizinhas.

“Foi a melhor coisa o SAC aqui perto, nem precisamos gastar dinheiro de transporte”, afirmou o auxiliar de serviços gerais, Sara Cardoso, 33 anos.

O Wall Mart é a responsável pela concessão da infra-estrutura e manutenção do posto, e o Estado, prover pessoal e serviços qualificados para a prestação do serviço à população. “Achei ótimo. Sempre temos muita coisa para resolver no SAC e, pertinho de casa, vai facilitar para mim e meus filhos”, comemorou a autônoma Francisca Maria Ribeiro, 49 anos.