Pesquisadores, professores e estudantes baianos estão participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Bahia, aberta, nesta segunda-feira (20), no auditório do Colégio Central, em Salvador.

O evento, que prossegue até sábado (25), contará com uma ampla programação, em Salvador, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus.

Entre os principais eventos que já começaram a atrair a juventude destacam-se teatro científico, portas abertas em instituições, réplica gigante de uma célula para demonstrar como o organismo funciona, mostra de robótica, exposições e a mostra de filmes Ver Ciência.

Haverá também mesas temáticas para discutir temas como evolução, astronomia, educação e ciência lúdica, além de uma programação cultural com música e poesia.

A chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eva Maria Cella Dal Chiavon, representando o governador Jaques Wagner, recomendou aos jovens presentes que estudem de forma dedicada e sejam ousados, procurando não só conhecer o mundo, mas também descobri-lo por meio de todas as suas múltiplas potencialidades.

O reitor da Universidade do Estado da Bahia, Lourisvaldo Valentin, entregou à Eva Maria uma placa em homenagem ao governador, outorgada pelos reitores das sete universidades públicas da Bahia, pela sua contribuição para valorizar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no estado.

Já o secretário Ildes Ferreira homenageou o médico e professor Marcos André Vanier dos Santos, pelo trabalho de popularização das ciências desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz na Bahia, do qual é pesquisador.

Outro homenageado foi Carlos Wagner Costa Araújo, da Universidade do vale do São Francisco (Univasf) por contribuir em prol da popularização da ciência por meio do projeto Mão na Massa.

Como parte da Semana Nacional de C&T, a Assembléia Legislativa da Bahia discute, nesta terça-feira (21), em audiência pública, o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia: Desafios, Conquistas e Perspectivas”. O debate começa às 10hs, na Sala Eliel Martins, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Darwin e Wallace são temas

Este ano, o tema escolhido para a Semana Nacional de C&T foi “Evolução e Diversidade”, em homenagem aos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural dos cientistas Charles Darwin e Alfredo Wallace.

Coordenada na Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Semana Nacional de C&T foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens, em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

As principais atividades em Salvador acontecem no Colégio Central da Bahia, em Nazaré, até quarta-feira, das 8h às 17h30. De quinta a sábado, no Jardim Zoológico.

Como parte da programação haverá exposição de parasitoses e uma réplica de uma célula gigante inflável, por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), jogos matemáticos inteligentes e interativos, mostra de resultados das Olimpíadas de Matemática, Física e Química, exposição de astronomia, à cargo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e até um museu de anatomia comparada, montado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A relação completa das atividades cadastradas na Semana Nacional de C&T está disponível no site www.mct.gov.br.

Para ajudar na melhoria da qualidade do ensino das ciências, além de estimular os jovens a aguçarem a curiosidade científica, a criatividade e a capacidade de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) desenvolveu o Edital de Popularização da C&T, em parceria com a Secti e a Secretaria estadual de Educação (SEC). O Edital está disponibilizando R$ 948 mil para 50 projetos de popularização da ciência.