Uma ampla programação vai marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, que a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) coordena, de segunda a sábado (20 a 25), em Salvador e municípios do interior como Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus.

Entre os principais eventos programados, destacam-se teatro científico, portas abertas em instituições, réplica gigante de uma célula para demonstrar como o organismo funciona, mostra de robótica, exposições e a mostra de filmes.
Haverá também mesas temáticas para discutir temas como evolução, astronomia, educação e ciência lúdica, além de uma programação cultural com música e poesia.

Este ano, o tema escolhido foi Evolução de Diversidade, em homenagem aos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural dos cientistas Charles Darwin e Alfredo Wallace.

A semana foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar principalmente os jovens, em especial, as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Programação

Em 2008, as principais atividades em Salvador, acontecerão no Colégio Central da Bahia, em Nazaré, de segunda à quarta-feira, das 8h às 17h30, e no Jardim Zoológico, de quinta a sábado.

A abertura será no dia 20, às 10h, no auditório do colégio. Como parte do programa acontecerá exposição de parasitoses e uma réplica de uma célula gigante inflável, por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), além de jogos matemáticos inteligentes e interativos, mostra de resultados das Olimpíadas de Matemática, Física e Química, exposição de astronomia, à cargo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e até um museu de anatomia comparada, montado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Arte aliada à ciência

Uma boa opção durante a Semana Nacional de C&T será assistir aos vídeos sobre evolução e diversidade na Mostra de Filmes Ver Ciência.

A outra, conferir as peças After Darwin e Einstein, de 20 a 22, às 16h, no Colégio Central, e os espetáculos do Grupo Arte e Ciência, de São Paulo, como parte do Teatro Científico.

De autoria da inglesa Timberlake Wertenbaker e traduzida por Fernando Paz, a primeira peça mostra o conflito entre Charles Darwin e Robert Fitzroy, capitão do navio Beagle, onde o cientista inglês fez sua famosa viagem que resultaria na Teoria da Evolução, pela Seleção Natural. A segunda, retrata aspectos da vida de Albert Einstein e de sua Teoria da Relatividade.

Edital da Fapesb

Para apoiar ajudar na melhoria da qualidade do ensino das ciências, além de estimular os jovens a aguçarem a curiosidade científica, a criatividade e a capacidade de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) desenvolveu o Edital de Popularização da C&T, em parceria com a Secti e a Secretaria Estadual de Educação (SEC). O Edital está disponibilizando R$ 948 mil para 50 projetos de popularização da ciência.

Segundo o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, a Semana Nacional de C&T procura aproximar da população baiana, a ciência e a tecnologia produzidas nas instituições de pesquisa, mesmo e de extensão do estado.

“A prioridade é despertar no jovem, sobretudo dos estudantes da rede pública de ensino, o gosto pela pesquisa, pela ciência e pela experimentação, desmistificando a impressão de ciência é complicado e de difícil compreensão”, observou Ferreira. A relação completa das atividades cadastradas na Semana Nacional de C&T pode ser conferida no www.mct.gov.br.