Com mais investimentos do que outros estados, a Bahia já representa 40% de todo faturamento de tecnologia da informação (TI) da região Nordeste. O dado é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e foi publicado nesta quarta-feira (22) em uma matéria no site da Computer World Brasil.

De acordo com a matéria tirar do eixo Rio-São Paulo o status de região mais desenvolvida do país depende das ações de cada Estado. “Quando se fala no mercado de TI, a Bahia começa a se tornar um exemplo de como a elaboração de políticas públicas de incentivo podem atrair investimentos e empresas”, ressalta a o texto do repórter Fabio Barros.

O crescimento médio do setor de TI no estado é de 20% ao ano. O número positivo é resultado “da combinação de investimentos feitos pelo governo estadual que, na ponta do mercado, têm atraído empresas, se não com operações locais, para a busca de parcerias com empresas baianas”.

Entre os programas estaduais para estimular o crescimento, a matéria destaca o Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), que garante até 2010 R$ 60 milhões para a ampliação da infra-estrutura de base tecnológica.

As iniciativas de incentivo ao mercado de TI têm atraído grande empresas do ramo para a Bahia. Entre elas estão a IBM, Oracle, Red Hat e CPM Braxis.

A Computer World é uma revista com edições em mais de 15 países e tem 120 mil leitores no Brasil. A publicação é voltada para diretores e gerentes de TI e telecom das grandes e médias empresas brasileiras e dos principais fornecedores de soluções e serviços de TI e telecom do Brasil. Leia a matéria completa em: computerworld.uol.com.br/governo/2008/10/22/com-mais-investimentos-bahia-representa-40-da-ti-do-nordeste/ .