A popularização da Ciência não está restrita à divulgação de pesquisas, mas também diz respeito à criação de mecanismos para estreitar a relação entre cientistas, com a sua produção, e a comunidade. A afirmação foi feita pela professora Rosely Cabral de Carvalho, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (Secti), que, juntamente com a professora Dora Leal Rosa (Ufba), abriu a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, na terça-feira (21).

A Semana acontece em paralelo com o 12º Seminário de Iniciação Científica, que este ano aborda o tema Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Regional. O evento tem o objetivo de congregar o conhecimento gerado através de investigações científicas realizadas pelos iniciantes e possibilitar a orientandos e orientadores a discussão acerca dos paradigmas gerados pela ciência em prol da sociedade.

São aguardadas cerca de 8 mil pessoas, a maioria alunos dos ensinos fundamental e médio de diversos municípios. Até sexta-feira (20), eles deverão visitar estandes armados no campus e o Observatório Astronômico Antares. Estão previstas, ainda, visitas a laboratórios da Uefs. Confira a programação completa no portal www.uefs.br .

A 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento coordenado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, tem a participação de universidades e institutos de pesquisa, escolas públicas e privadas e outros centros produtores de ciência de todo o país. O tema deste ano, “Evolução e Diversidade” comemora os 150 anos de divulgação da teoria de seleção natural de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.