A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) poderá ampliar a parceria com o Senai-BA, pois tem interesse na produção de glicerina para a indústria do biodiesel e da fibra da casca do coco verde, empregada como fertilizante. Os dois produtos integram a planta de ampliação dos serviços do Centro de Tecnologia Industrial (Cetind), do Sistema Fieb-Senai, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana do Salvador.

A ampliação da parceria foi admitida na tarde desta quarta-feira (29), pelo secretário estadual de C&T, Ildes Ferreira. Em companhia da diretora-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Dora Leal Rosa, Ferreira fez uma visita de cortesia ao Cetind de Lauro de Freitas.

Na oportunidade, o diretor-geral do Senai-BA, Gustavo Sales, apresentou o projeto arquitetônico de duplicação do Cetind, um investimento de R$ 19 milhões, com recursos próprios do Senai-BA.

Segundo Sales, as obras serão iniciadas em janeiro próximo, com prazo de conclusão previsto para três anos. Ao todo, serão construídos mais dois prédios e triplicado o número de salas de aulas e laboratórios, o equivalente a mais 6 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender a 25 mil alunos, por ano.

Referência nacional na área de Metrologia Química e Volumétrica, o Cetind atua, hoje, também nas áreas de Química e Petroquímica, Celulose e Papel, Tecnologia da Informação, Instrumentação, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Petróleo e Gás. “Estamos investindo também na institucionalização do Cetind, para a atração e retenção de talentos, no setor inovação tecnológica”, observou Gustavo Sales.

O secretário Ildes Ferreira visitou também os laboratórios do Cetind e disse que saiu satisfeito com os projetos apresentados. “Estou convencido de que podemos estreitar parcerias”, reconheceu.

Dentre as parcerias da Secti com o Sistema Fieb-Senai destaca-se o Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), de apoio às micro e pequenas empresas aglomeradas nos Arranjos Produtivos Locais. Já a Fabesp apóia, por exemplo, a Cadeia de Produção do Biodiesel (Cobio), um dos projetos desenvolvidos pelo Senai-Cetind. Dora Leal Rosa disse que alguns projetos do Cetind se encaixam em linhas de editais de apoio à pesquisa da Fapesb.