Os olhares de estudantes concentrados nas explicações e projetos mostrados por pesquisadores da Fiocruz/BA e integrantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estão chamando a atenção dos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia.

O evento acontece simultaneamente até sábado (25) em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista. Somente na capital, 40 mil estudantes da alfabetização ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares devem participar da programação.

No Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, centenas de alunos de escolas públicas participam até quarta-feira (22) de palestras, apresentações musicais, teatro e aulas práticas ao ar livre.

A coordenadora do evento, Cristiane Garrido, disse que o tema deste ano – Evolução e Diversidade – marca os 150 anos da Teoria da Evolução pela seleção natural dos cientistas Charles Darwin e Alfred Wallace. Segundo ela, o objetivo é promover a popularização da ciência, sobretudo para os alunos das escolas públicas.

A partir de quinta-feira até sábado, a sede do evento será o Jardim Zoológico de Salvador, em Ondina. “Ali, os estudantes poderão interagir com os animais e a natureza”, explicou Cristiane.

Durante a programação, crianças e adolescentes terão acesso à Sala de Exposições, que tem a réplica de uma célula gigante, além da mostra de resultados da Olimpíada de Matemática e fotos, gravuras e equipamentos que ilustram experiências científicas dentro das disciplinas Robótica, Geologia, Física, Química, Biologia e Astronomia.

Sala de Matemática

A estudante do nono ano do ensino fundamental Ana Paula Noronha de Carvalho, 14 anos, participou do evento com 30 colegas do Colégio da Polícia Militar, que fica nos Dendezeiros. O que mais chamou a atenção da adolescente foi a Sala de Matemática. “Se fosse sempre assim, seria mais fácil aprender uma disciplina tão difícil”, destacou.

Iara de Queiroz, 16 anos, também gostou da programação. Aluna do segundo ano do ensino médio, ela elogiou a aula prática sobre o funcionamento dos órgãos do corpo humano, ministrada por um pesquisador da Fiocruz/BA.

O Colégio Padre Palmeira, em Mussurunga, enviou 40 estudantes para conferir a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. Entre eles, as alunas Ana Paula de Jesus e Sulamita Araújo, as duas de 15 anos, que destacaram as apresentações teatrais sobre as experiências de Darwin. Até sexta-feira, outros alunos de 42 escolas devem visitar as exposições promovidas pela Secti.