A Agenda Bahia do Trabalho Decente foi parte das discussões do 16º Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu (MG) na semana passada. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep).

Tendo como tema central As Desigualdades Sociodemográficas e os Direitos Humanos no Brasil, o encontro teve como pauta de discussão o mercado de trabalho, previdência, saúde, geração, migração e educação, especialmente por meio da visão da demografia e da perspectiva de avaliação das políticas públicas.

A assessora especial da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Tatiana Silva, participou da mesa-redonda O Direito ao Trabalho Decente no Brasil – Questões Conceituais e Experiências de Acompanhamento, quando apresentou o tema Trabalho Decente – Uma Agenda para a Bahia.

A mesa-redonda foi coordenada pelo diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Ribeiro Guimarães. Lançada em dezembro do ano passado, a Agenda Bahia foi apresentada pelo governador Jaques Wagner em junho deste ano, a convite da Organização Internacional do Trabaho (OIT), na 97ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça.

Em agosto, a experiência da Agenda Bahia, pioneira no mundo em nível subnacional, foi apresentada nas cidades de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) e serve de referência para a implementação de uma agenda nessas localidades.