Estatal brasileira com responsabilidade social, a Petrobrás certificou, nesta sexta-feira (3), a primeira turma baiana do programa nacional Jovem Aprendiz, qualificando para o mercado de trabalho e para a vida, aproximadamente 412 jovens selecionados em 10 cidades.

O governador Jaques Wagner e o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, participaram da solenidade de formatura, realizada no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel, no dia em que a empresa comemora 55 anos.

Em dois anos, jovens de 14 a 18 anos tiveram qualificação pessoal e profissional, com direito à carteira assinada, um salário mínimo, auxílio alimentação e transporte.

Nos últimos seis meses, todos eles trabalharam em algum escritório da estatal, no turno oposto ao da escola regular.
Em 2006, Rafael enfrentou 5 dias na fila para disputar uma vaga do programa Jovem Aprendiz, com mais 34 candidatos.

Hoje, após concluir o curso de formação básica e o profissional em manutenção de microcomputadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o estudante se sente preparado para enfrentar o mercado de trabalho.
“Foi bastante proveitoso para mim, que saí muito diferente do que entrei, com nova postura e responsabilidade. Hoje, posso dizer que sou um profissional”, declarou.

Aos 18 anos, Érica Pereira diz que se sente pronta para o mundo corporativo e “agora é procurar emprego”.

O programa voltado para a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica deve continuar com seleção e formação de nova turma ainda este ano. “Vamos ter uma reavaliação, mas o programa vai ser mantido e ampliado”, afirmou o presidente da Petrobrás.