Os mais importantes operadores de turismo de Portugal estiveram presentes na ação promocional da Bahia, realizada pela Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, em parceria com a Embratur e a TAP, na cidade de Lisboa, em Portugal, no Centro Cultural de Belém.

Aproximadamente 450 profissionais de turismo portugueses assistiram, na quinta-feira (16), a uma apresentação sobre os destinos e produtos turístico do estado. O show de Edu Casanova e da Banda Afro Pop, formada por integrantes do Ilê Ayê, Muzenza , Filhos de Gandy e Cortejo Afro, empolgou no público.

No encerramento, sorteio de passagens da TAP para a Bahia e hospedagem em hotéis parceiros do evento, causaram grande expectativa e alegria entre os premiados.O diretor executivo da Operadora Mundovip, José Manuel Antunes,
aproveitou para anunciar mais vôos charters para o final do ano.

“O mercado português precisava de um encontro como este. As notícias sobre insegurança e dengue assustaram os portugueses e isto fez cair o movimento de venda para todo o Brasil. Esta ação da Bahia vem na hora certa. Vou levar muitos portugueses para o reveillon em Portugal”, comentou o diretor.

Outro importante operador português, Eduardo Lopes, da Terra Brasil, disse que o Brasil é prioridade e “a Bahia um destino irresistível. Salvador e Porto Seguro são os mais procurados da minha empresa. No final do ano, tenho um charter com a TAP. Pretendo levar muitos portugueses para a Bahia”.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, recebeu os convidados com um workshop montado em um espaço, onde os empresários baianos negociavam seus produtos com os profissionais de turismo de Portugal.

Diante da receptividade dos portugueses à ação da Bahia, ela disse que o Governo do Estado planeja lançar outros produtos como o São João da Bahia.

O secretário de Planejamento, Ronald Lobato, presente ao evento, afirmou que a intenção do governo é “atrair novos investimentos para uma Bahia que está num ritmo de crescimento acelerado. A região do Vale do São Francisco, com o Enoturismo, trará uma grande oportunidade de negócios para os portugueses”.

Na sexta-feira (17), a Bahiatursa repetiu a mesma ação na Cidade do Porto, liderada pela diretora de Relações Internacionais, Rosana França.