LOCAL: Fazenda Ouro Verde, no município de Casa Nova, na região Sertão do São Francisco, a 573 quilômetros de Salvador.
DATA: 11.10.08 (sábado)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Lançamento do mais novo produto do turismo baiano, o Enoturismo (Turismo do Vinho).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ENOTURISMO: Objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Enoturismo as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura do vinho, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

ROTEIRO DO VINHO: Na ocasião, acontecerá a inauguração de um receptivo na vinícola Ouro Verde, pertencente às empresas gaúchas Miolo e Lovara. Os investimentos na ampliação do projeto fortalecem a idéia de promoção da atividade turística relacionada à fabricação do vinho. O espaço contará com salas de degustação e lojas de produtos associados ao vinho, além da visitação aos parreirais. A fazenda desponta como principal segmento do grupo na produção de vinhos jovens, brancos e tintos, e um promissor celeiro de produtos derivados, alvo, inclusive, de parcerias internacionais. 

VINHO NORDESTINO: Desde que a região do Vale do São Francisco mostrou o seu grande potencial como produtora de frutas de boa qualidade, as uvas ganharam um papel de destaque. O alto teor de açúcar é a principal marca dos vinhos produzidos ali, característica provocada pela exposição ao sol durante mais de três mil horas por ano. A produção de vinhos jovens bateu recordes de comercialização no território nacional, seduziu parceiros estrangeiros e conquistou consumidores de diversos países. A qualidade das bebidas vem sendo reconhecida com a conquista de medalhas de ouro e de prata em concursos nacionais e internacionais. 

TURISMO DO VINHO: É um segmento recente. Surgiu em 1995 na Itália e se disseminou. No Brasil, existe no Vale dos Vinhedos, que alavancou o desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Atualmente, o fluxo lá é de 130 mil turistas por ano, com toda a infra-estrutura necessária. Hoje, o Vale do São Francisco emerge como principal rota do enoturismo no Nordeste brasileiro.

MAIS ATRATIVOS: A beleza e vocação para produção de vinhos finos, mais o folclore, artesanato e culinária da região, tornam o lugar um ponto turístico potencial para brasileiros e estrangeiros. Destaque para a Barragem de Sobradinho, o segundo maior lago artificial do mundo, e a eclusagem, uma espécie de elevador que sobe e desce em função da água que entra e sai do reservatório. Um city-tour na orla fluvial de Juazeiro, com parada num dos bares ou restaurantes para apreciar pratos típicos, como o bode ou o surubim, e um passeio de barco no Velho Chico durante o pôr do sol também estão na listas dos roteiros mais procurados pelos visitantes. 

OUTRAS AÇÕES: O governo baiano não vê o segmento turístico apenas como atividade econômica, mas como importante vetor no desenvolvimento do estado. Por isso tem se empenhado na realização de ações que consolidem o Turismo como política de Estado. Entre elas, podemos destacar algumas: 

Disque Bahia Turismo: Mês passado, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103. 

Vôos internacionais: A Bahia conta com 15 novos vôos internacionais, totalizando agora 29. Miami, Buenos Aires e Paris são origens de alguns deles. A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado junto a União, as empresas aéreas e seus respectivos governos. 

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores S.A para a implantação do Plano Grande Baixio, um enorme empreendimento turístico no litoral norte da Bahia, que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Estado e União: A parceria entre os governos tem gerado grandes resultados. Em julho deste ano, foram assinadas ordens de serviço para obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur 2) que irão recuperar grandes monumentos do Centro Histórico de Salvador: Palácio Rio Branco, Conjunto do Pilar, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a Casa das Sete Mortes. As intervenções totalizam investimentos da ordem de R$ 17 milhões.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final do ano passado: o Sintur e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.