As reformas promovidas pela administração pública baiana serão apresentadas, nesta quarta-feira (5), pelo Secretário da Administração Manoel Vitório, em Buenos Aires (Argentina), na 13ª edição do Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad).

O evento – o maior do gênero na região ibero-americana – devera reunir, de 4 a 7 de novembro, cerca de 2 mil participantes em 589 palestras sobre temas como inovações da gestão pública, governo eletrônico, cooperação governamental, modernização do Estado, governança e desenvolvimento sustentável. Manoel Vitório representa o governador Jaques Wagner no encontro.

Promovido anualmente, o Congresso do Clad reúne especialistas, autoridades, estudiosos e funcionários de governos ibero-americanos e de outras regiões. A abertura do Congresso foi nesta terça-feira (4), com a participação da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Nos dias seguintes acontecem as palestras divididas em oito eixos temáticos e antecedidas de conferências, que este ano serão ministradas por especialistas da área como Gulermo O’Donnell, Ludolfo Paramio e Susan Rose-Ackerman.

O secretário abordara o tema Liderança para Reforma Social. Alem de traçar um panorama sobre a reestruturação da máquina pública na América Latina e no Brasil, Vitório destacará as experiências dos governos federal e baiano que estão contribuindo para a reforma social e o resgate da qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

O secretário devera falar ainda sobre ações como a criação da Corregedoria Geral do Estado, órgão ligado a Secretaria da Administração (Saeb), com o objetivo de fiscalizar e controlar a atuação e a conduta dos agentes públicos no poder executivo estadual, apurando as irregularidades praticadas. Também no âmbito da Saeb, serão apresentadas experiências do Sistema Estadual de Negociação e do programa Compromisso Bahia de qualificação do gasto público.

Outro destaque é o programa Você Cidadão, com o qual o governo vem melhorando a qualidade do atendimento prestado pelo governo aos cidadãos por meio de ações globais em praças públicas, expansão do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e dos postos de prestação de serviços em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Clad è um organismo público internacional constituído em 1972 por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela. Sua criação foi recomendada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para estabelecer uma entidade regional com atividades relacionadas a modernização da administração pública.