A Bahia vai sediar a próxima edição do Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). O anúncio oficial foi feito em Buenos Aires (Argentina), durante a reunião do Conselho Diretivo do Clad, que contou com a presença de autoridades de 21 países ibero-americanos, entre ministros de Estado, o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Marcelo Viana, e o secretário da Administração da Bahia, Manoel Vitório. O Clad acontece até esta sexta-feira (7).

Promovido anualmente, o Congresso do Clad é o maior do gênero na região Ibero-americana, contando com especialistas de peso e promovendo discussões para fortalecer o intercâmbio de experiências bem sucedidas em administração pública no mundo. No primeiro dia de convenção, o secretário Manoel Vitório fez palestra sobre o tema Liderança para Reforma Social, quando falou sobre os principais avanços em gestão pública conquistados pela Bahia.

Segundo Vitório, a oportunidade de sediar o Clad em 2009 é fundamental para dar ainda mais fôlego às iniciativas inovadoras implementadas pelo Estado.

Teremos a oportunidade de ampliar o debate sobre temas relacionados à excelência na gestão pública e conhecer novas experiências nesta área”, afirmou o secretário, lembrando que a Bahia é um estado que vem se empenhando nos processos de mudança com foco na qualidade efetiva do setor público.

Para o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Marcelo Viana, o momento é propício para a realização do Clad no Brasil face ao consenso que está sendo firmado entre o governo federal e a Secretaria da Administração da Bahia por meio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). “Estamos fechando uma agenda de trabalho conjunta e o Clad em Salvador vai ser a culminância deste esforço para o aperfeiçoamento da administração pública no Brasil”.

O secretário geral do Clad, Júlio Cesar Toro, explicou que no dia 4 de dezembro uma missão do Centro chega à Bahia para estabelecer os acordos e o planejamento necessários para o evento, que deverá acontecer no final de outubro de 2009. Segundo ele, a realização do próximo Congresso no Brasil tem uma conotação histórica, já que a primeira edição do evento também foi realizada no Brasil, em 1996.

“A expectativa é grande. Temos conhecimento da grande quantidade de especialistas, acadêmicos, consultores e outros profissionais brasileiros que atuam na área de gestão pública e reforma do Estado. O Brasil, por si só, poderia gerar um congresso completo e, por isso, acreditamos que será um dos maiores eventos já realizados”, afirmou Toro.

O Congresso

Este ano, o Congresso começou no dia 4 e prossegue até o dia 7 de novembro, em Buenos Aires, com a apresentação de 589 palestras nas áreas de Reforma do Estado e Administração Pública.

Em 2009, o evento deverá reunir em Salvador, mais de 2 mil participantes. O Brasil sediou a primeira edição do Congresso, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1996. Outras edições já ocorreram nas cidades de Santo Domingo, Guatemala, Santiago, Madri, Panamá, Lisboa, México e Isla de Margarita.

A candidatura do Brasil foi apresentada em setembro de 2007 durante a a Reunião da Comissão e Avaliação do Clad. O pleito foi apoiado pelo então representante da Argentina e, no último dia 26 de setembro, no Encontro da Comissão de Programação e Avaliação do Clad em Caracas (Venezuela), foi aprovado por aclamação.

Mais informações sobre o Congresso do Clad no site www.clad.org.ve.