O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), promove, de segunda a quarta-feira (10 a 12), o 3º Encontro da Comunidade E-Car (Sistema e Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados), desenvolvido inicialmente pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e adotada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O evento reúne desenvolvedores de várias regiões do país, que trabalham em grandes empresas públicas de tecnologia da informação e comunicação como o Serpro, a Prodeb e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e tem por objetivo pactuar as ações do grupo para os próximos meses.

Neste sentido, os técnicos também revisarão a arquitetura do sistema. Isto para que sua operacionalidade esteja mais voltada à serviços e a ferramenta, desenvolvida em software livre, possa ser aperfeiçoada e melhor atender às demandas dos usuários, entre eles, o governo federal, que faz uso do sistema para o gerenciamento dos empreendimentos em infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na Bahia, o sistema já é utilizado pela Secretaria da Administração e a Casa Civil, para o acompanhamento das ações estratégias do governo. Além disso, poderá também ser disponibilizada para outras instituições, porque permite a parametrização de estruturas, funcionalidades e perfis, o que possibilita a configuração e a adequação do sistema de acordo com as necessidades de cada usuário ou ação.

A agilidade que o sistema confere, pode ser garantida com ferramentas simples de emissão de pareceres e relatórios de acompanhamento.