A Bahia vai sediar a segunda maior feira brasileira de produtos, embalagens e equipamentos para a alimentação, a Fispal. O anúncio foi feito em Recife (PE), durante a sexta e última edição da Fispal Nordeste.

O setor alimentício no estado representa R$ 3,3 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) e está diretamente ligado às cadeias produtivas do leite e da carne, além das frutas e dos grãos.

Para o superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria da Agricultura (Seagri), Eujácio Simões, o cenário baiano é promissor. “Nos últimos anos, foram instaladas em todo o Nordeste duas mil empresas do ramo, das quais 1,2 mil com sede na Bahia”, informou.

A Fispal, organizada pela Brasil Trade, está prevista para ser realizada na Bahia em outubro de 2009. A feira deve atrair 600 expositores de todo o país e do exterior, com apresentação de cinco mil itens. A expectativa é uma movimentação financeira de R$ 960 milhões e a visita de 30 mil pessoas, oriundas das regiões Nordeste e Centro-oeste.

Paralelo à feira, serão realizadas atividades de competição nacional da criação de sabores nas diversas especialidades de alimentação, como alta gastronomia, pizzas, sorvetes, cafés finos, entre outros.