Mais de 800 assentados do município de Itamaraju, a 749 quilômetros de Salvador, no extremo sul da Bahia, vão contar a partir de agora com três tratores com implementos e uma motoniveladora.

A aquisição desses equipamentos, que vão auxiliar na mecanização agrícola e na manutenção das estradas vicinais para o escoamento da produção desses pequenos agricultores, foi realizada por meio de um convênio assinado entre o Estado, via Secretaria da Agricultura (Seagri), e a prefeitura de Itamaraju no último sábado (1º), no lançamento da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa no assentamento Assovale.

“A introdução dos implementos agrícolas vai ser positiva, porque dará mais agilidade no processo de produção, além de poder atingir um melhor desempenho. Levamos dias para preparar o solo e com os tratores isso vai ser reduzido a horas”, afirmou a presidente da Assovale, Joscélia Souza.

Para a compra dos equipamentos, foram aportados cerca de R$ 900 mil, repassados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) para a prefeitura de Itamaraju. No período de um ano, as maquinas atenderão, em forma de revezamento, a 13 assentamentos da região.

Na oportunidade, foi inaugurada a casa de farinha do assentamento, também fruto de um convênio com a Seagri, que vai produzir cerca de 60 sacos de 50 quilos por dia. “Agora, vamos poder agregar valor ao produto com a fabricação da farinha e derivados da mandioca. Da mesma forma vai ser quando for implantado o tanque de resfriamento de leite pela Seagri”, disse Joscélia, que daqui a alguns dias assina um convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para vender a produção.

Assistência 100%

O secretário da Agricultura, Geraldo Simões, declarou que a disponibilização desses equipamentos faz parte das ações do Estado para dar maior sustentabilidade e competitividade aos agricultores assentados da reforma agrária na Bahia. “A intenção é que aos poucos todos os assentamentos possam trabalhar com patrulhas mecânicas”, destacou.

Ele falou também sobre o investimento do Estado, de R$ 44 milhões, para prestar assistência técnica a 100% dos assentamentos na Bahia. “Não adianta só mecanizar. É preciso aprender o manejo correto do solo para que a produtividade possa aumentar. Por isso vamos atingir a nossa meta, que é dar cobertura com assistência técnica de qualidade a todos os assentados. Seremos o primeiro estado no Brasil a realizar uma ação como essa”, disse.

Campanha antiaftosa

O pontapé inicial da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa foi dado no sábado, no assentamento Assovale. O local foi escolhido para mostrar que, independentemente do tamanho do rebanho do criador, é preciso vacinar.

“A aftosa é uma doença séria, do ponto de vista da economia baiana, porque, se não continuarmos como status de zona livre, isso influencia não só a comercialização da carne, mas também dos produtos vegetais. Vamos continuar focando na conscientização no pequeno produtor”, explicou o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Altair Santana.

A campanha se estende até o final deste mês e o período de declaração vai até 15 de dezembro. Caso o produtor não declare, estará sujeito a multas e pode ter seus animais impedidos de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que atesta a sanidade dos animais e os libera para exposição em eventos agropecuários. A Bahia tem hoje um rebanho de aproximadamente 11,25 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos).

Novas alternativas

Ainda em Itamaraju, foi inaugurada uma estação de piscicultura, que faz parte do plano de consolidação e fortalecimento da aqüicultura familiar do extremo sul do estado desenvolvido pela Bahia Pesca. A estação, que possui 14 tanques-rede, pode criar 2,5 milhões de alevinos (filhotes de peixe).

Para o presidente da Bahia Pesca, Aderbal Castro, a implantação da estação vai gerar emprego e renda para aproximadamente 1,7 mil famílias em 21 municípios. “A Bahia Pesca está recuperando as unidades de Boa Vista do Tupim, Camaçari, Porto Novo, Jequié, Pedra do Cavalo e Cipó e implantando as estações de Caiçara e Xique-Xique – a de Cipó já está funcionando”, afirmou.

O agricultor Iraci Pereira, 60 anos, um dos primeiros beneficiados pela doação de alevinos, ressaltou que a estação será muito importante, “porque vai criar mais uma oportunidade de renda”.