O Programa de Capacitação de Agricultores Familiares, na área de processamento de mandioca, está na sua quarta edição, explorando o tema Múltiplos Usos da Mandioca na Alimentação Humana e Animal, com ênfase na utilização dos equipamentos de microfecularia. O evento, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), começou na segunda-feira (17) e termina na sexta (21), na sede da Embrapa, em Cruz das Almas, a 138 quilômetros de Salvador, na região do Recôncavo.

A iniciativa faz parte das ações inseridas nos programas de Capacitação e de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), para o treinamento de técnicos da EBDA.

Participam, os profissionais das regiões de Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Irecê, Jacobina, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Serrinha e Salvador. A coordenadora do curso e chefe da Divisão de Culturas Industriais da EBDA, Darcy Regis, explica que o objetivo da capacitação é tornar os nossos técnicos em facilitadores.

Ao final do módulo, os 80 extensionistas estarão aptos para dar continuidade às ações de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, na área de processamento, como acentuou Regis.

Aspectos abordados

Segundo a coordenação da capacitação, a expectativa é atender às demandas que envolvem a tecnologia de processamento de mandioca, farinha, fécula e derivados, por meio da abordagem dos temas que estão sendo tratados no curso, a exemplo de aspectos econômicos que norteiam a produção de mandioca e sua nova inserção nos mercados emergentes, processamento de raízes para uso culinário e os diversos usos da mandioca na alimentação humana e animal.

O engenheiro agrônomo e técnico da EBDA, Albérico Paixão, afirmou que a empresa cumpre seu papel na capacitação e organização participativa do agricultor familiar, além de desenvolver trabalhos de estreitamento das parcerias com as entidades oficiais e organizações não-governamentais.

“O propósito é transformar a cultura da mandioca em um excelente negócio, criando alternativas de mercado e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico das regiões produtoras”, explicou Paixão.

Também são destaques do evento, as várias utilizações da manipueira (líquido extraído na prensagem da massa triturada), as formas de utilização deste resíduo líquido, e os trabalhos de campo desenvolvidos pela EBDA nos seus diversos aspectos.