Uma programação arrojada. Assim pode ser denominada a rotina dos cursos, palestras e demonstrações de diversas tecnologias desenvolvidas no Portal de Tecnologias para a Agricultura Familiar na 21ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que terá sua abertura oficial no domingo (30), no Parque de Exposições de Salvador. A iniciativa é da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que terá um espaço de 900 metros quadrados, dentro da estrutura do estande institucional da Secretaria da Agricultura (Seagri).

As ações de pesquisa, assistência técnica, extensão rural, profissionalização e serviços desenvolvidos pela empresa em todo o estado serão apresentados em demonstrações dinâmicas e interativas. “Em todo o portal, profissionais especializados estarão de plantão, dando informações e facilitando a compreensão dos visitantes quanto aos produtos e ações demonstrados”, disse o presidente da EBDA, Emerson Leal.

Em dez toldos, as principais atividades desenvolvidas pela empresa nas diversas regiões estarão sendo expostas, a exemplo da câmara de vernalização do alho em uma casa telada, tecnologias do licuri, preservação de raças ovinas, produção de caju-anão precoce, serviços laboratoriais (solo e qualidade do mel), classificação de produtos vegetais e beneficiamento do algodão com tear.

Dentre as novidades e destaques no portal, estão os boxes demonstrativos com cabras leiteiras, eqüídeos da raça pônei, vaca, galinheiro (para galinha caipira), apicultura e a tecnologia hidráulica, que pode ser utilizada pelos produtores com custo baixo.