Considerada a principal ameaça à exportação de frutas brasileiras, com perdas de até 70% da plantação, a mosca-da-carambola, apesar de não estar presente em território baiano, é tema de debates.

Com o objetivo de manter a Bahia livre, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) traçou um plano de contingência para prevenção, que foi apresentado durante o 7º Encontro Estadual de Mosca-das-Frutas, realizado no município de Rio de Contas, entre os dias 17 e 21 deste mês. A praga, originária da Malásia, foi erradicada no Pará e encontra-se dentro de um forte plano de contingência no Amapá.

Parte deste plano, coordenado pela Adab, foi apresentado por meio de palestras, aulas de campo e laboratoriais, onde 50 participantes puderam conhecer as formas de controle da praga. Os métodos demonstrados foram de pulverização e aniquilação dos insetos machos, com uso de produto biológico de baixo impacto ambiental. Além de engenheiros agrônomos baianos foram capacitados profissionais do Pará e Rio Grande do Norte.

Para Roberto Papa, engenheiro potiguar, o maior desafio está no trabalho de prevenção, o principal assunto tratado durante o evento. “Agora é por em prática”, assegurou.

Encontro

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Mosca-das Frutas, gerenciado pela Adab, Raimundo Sampaio, a importância do encontro está na formação de uma equipe qualificada para agir, mediante a presença de uma praga considerada agressiva.

“Nosso objetivo é proteger o agronegócio baiano. Por isso, os profissionais estão sendo treinados para medidas de contenção de focos”, explica o representante da Bahia no encontro.

No evento também estiveram presentes, o diretor do Instituto Agronômico Nacional do Paraguai, Miguel Blanco, e a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Mosca-da-Carambola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Júlia Godoy. Segundo ela, as metodologias utilizadas no tratamento da praga são aprovadas internacionalmente. “É fundamental combater não só a mosca-da-carambola como a praga da mosca-das frutas de um modo geral. Nós do Mapa estamos juntos nesta luta”, concluiu.