A Bahia tem tudo para se tornar o maior estado exportador e produtor de mel do país. Somente em 15 municípios do Território do Sisal, dados de um diagnóstico aplicado revelaram que, das 14.638 colméias, 10.332 estão povoadas, com 56,3% dos apicultores fazendo planejamento da atividade apícola.

Nesta região, impulsionando o potencial produtivo da população, um conjunto de ações já começou a ser desenvolvido pelo governo estadual, garantindo mais assistência técnica e infra-estrutura para o desenvolvimento da atividade.

De acordo com a Superintendência da Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Terra de Valor, viabiliza este ano a construção do Entreposto de Mel de Tucano, das casas de mel nos municípios de Quijingue e Araci, além da aquisição de equipamentos para o Entreposto de Mel de Serrinha, com a ampliação de assistência técnica para 20 municípios do Território do Sisal.

O secretário Edmon Lucas destacou que todas essas iniciativas resultam da articulação de ações entre diversos órgãos estaduais e entidades ligadas ao setor. “O fortalecimento da cadeia produtiva do mel integra um conjunto de 81 ações definidas pelo Terra de Valor, programa recentemente lançado pelo Governo do Estado, e que prevê o desenvolvimento do semi-árido”, ressaltou.

Compondo esse plano de governo, um convênio firmado entre a Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores (Cooamel) e a Secretaria da Agricultura (Seagri), também vai garantir mais assistência técnica para os apicultores locais, beneficiando onze municípios.

Segundo o técnico do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Abimael Passos, “o plano começou a surgir a partir de demandas levantadas pelos agricultores e por meio de debates que vêm ocorrendo no Território do Sisal para fortalecer a agricultura familiar na região”.

Já para a presidência da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel), representada por Pedro Constam, o fomento na área da apicultura se deve, sobretudo, ao apoio e dedicação que o governo estadual vem dando aos pequenos agricultores, criadores de abelhas.

“Pudemos ver isso durante a oficina territorial de elaboração do Plano de Desenvolvimento da Apicultura no Território do Sisal, que reuniu aproximadamente 100 apicultores, representantes de cooperativas e associações de municípios do Território do Sisal, nos municípios de Caldas do Jorro e Tucano”, acentuou.