O Curso de Capacitação Carnaval Ouro Negro, voltado para os gestores dos blocos e afoxés cadastrados no programa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), será lançado na quinta-feira (27), às 19h30, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

O curso começa em dezembro e continua ao longo de 2009, e a grade está sendo criada de acordo com as demandas dos gestores dos blocos. Além de aprimorar a prestação de contas das entidades com o Carnaval Ouro Negro, ele visa capacitar os gestores a captar patrocínio da iniciativa privada e a desenvolver projetos que garantam a sustentabilidade dos grupos.

“Algumas instituições têm experiência de gestão, mas outras são focadas apenas na parte artística, educacional ou são essencialmente carnavalescas. Qual a dinâmica que cada comunidade quer? Queremos criar a interação entre as formas de gestão de todas as entidades”, explicou o coordenador de Ações do Carnaval da Secult, Edivaldo Bolagi.

Segundo orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), órgão de assessoria jurídica do governo, a partir de 2010 o Programa Carnaval Ouro Negro deve seguir o mesmo modelo dos outros editais do Estado. “Vamos capacitar os gestores dos blocos para que eles entendam as modalidades de convênio para essa nova fase que começa em 2010”, disse o coordenador.

Para o coordenador da carteira de educação empreendedora do Sebrae, André Gustavo, o objetivo é criar um programa de treinamento para que os blocos possam acessar recursos públicos e privados, até mesmo internacionais. “Estamos preocupados com a educação empresarial e com o futuro dessas instituições em parceria com o poder público. Queremos profissionalizar a atuação dessas instituições”, afirmou, ressaltando que órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) exigem fiscalização cada vez mais rigorosa da utilização dos recursos públicos.

A identidade de cada bloco também será valorizada, observou o diretor do Instituto Cultural Cidade Viva e consultor do Sebrae, Fernando Portela. “Devemos construir esse mercado com base em nossa identidade, somando as diferenças. Nenhuma entidade pode crescer sem envolvimento, sem conhecer os problemas coletivos e individuais”, disse o diretor, que já trabalhou com entidades carnavalescas no Rio de Janeiro.

Durante a capacitação, os blocos vão conhecer algumas experiências de gestão. A busca de ferramentas para reorganização e reestruturação dos afoxés será um dos temas em pauta. “Queremos o apoio do poder público para incentivar as empresas a patrocinar as entidades”, reivindica Mãe Wal, do Afoxé Filhos Ogum de Ronda.

Primeira parcela dos recursos sai até o dia 20

Até 20 de dezembro, as entidades devem receber a primeira parcela dos recursos do Carnaval Ouro Negro/2009 para realização dos desfiles. O programa, criado em novembro de 2007 pela Secretaria Estadual de Cultura, tem como finalidade apoiar financeiramente o desfile das entidades carnavalescas de matriz africana, capacitar os dirigentes para que possam buscar a sustentabilidade de suas associações e dar maior visibilidade para esses blocos, que são um dos componentes culturais mais relevantes na tradição do Carnaval de Salvador.

Os recursos se destinam à aquisição e à contratação de material, insumos e serviços necessários para a composição da proposta estética e cultural de cada entidade. No Carnaval deste ano, a Secult apoiou os desfiles de 104 blocos de matriz africana, investindo R$ 3,6 milhões em aportes, que variaram de R$ 15 mil a R$ 100 mil, repassados a cada entidade a partir de critérios pré-definidos.