Estão abertas até 28 de novembro as inscrições para as Oficinas de Formatação de Projetos AnimaTV em Salvador. As oficinas têm caráter regional, sendo permitida a inscrição de autores de outros estados. Para participar os interessados deverão apresentar um pré-projeto de série para faixa etária entre 6 a 14 anos. A inscrição deve ser feita a partir dos formulários disponíveis nos sites http://animatv.cultura.gov.br e www.dimas.ba.gov.br que deverão ser enviados para o e-mail dimas.formacao@gmail.com .

As oficinas têm por objetivo promover o desenvolvimento dos pré-projetos a partir do formato proposto pelo Concurso AnimaTV, gerando oportunidade para a discussão de séries clássicas e contemporâneas de animação, sobre seus aspectos técnicos e estéticos e, também, sobre os caminhos possíveis para os pré-projetos propostos. As inscrições são limitadas a 30 vagas em cada cidade. Além de Salvador, as oficinas também acontecerão em Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

AnimaTV

Lançado em 10 de outubro, o Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – AnimaTV premiará em sua primeira etapa 18 Projetos de Série de Animação (infanto-juvenis) com um contrato de co-produção no valor de R$ 110 mil para a realização de um episódio-piloto de 11 minutos e desenvolvimento do Projeto Completo da Série de Animação (denominado internacionalmente como bible), além da participação dos vencedores na Oficina para Desenvolvimento de Projetos, que os reunirá com renomados especialistas internacionais de animação. Os pilotos produzidos terão teledifusão nacional em Rede Pública de Televisão.

A segunda etapa de seleção será realizada após a exibição dos 18 episódios-piloto. Durante a veiculação serão feitas pesquisas qualitativas e quantitativas de receptividade do público aos pilotos apresentados. As pesquisas, também, balizarão a decisão da Comissão de Seleção na segunda etapa, que premiará dois dos 18 projetos com contratos de co-produção no valor de R$ 950 mil, para a produção de mais 12 episódios de 11 minutos, e teledifusão nacional das séries em Rede Pública de Televisão.

O Programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio das Secretarias do Audiovisual (SAV/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC-TV Brasil), da Fundação Padre Anchieta (FPA-TV Cultura), da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).