Construir um plano de ação e políticas de articulação territorial para o desenvolvimento do artesanato na Bahia. Esse é o principal objetivo do 1º Encontro Baiano de Artesanato, que acontecerá, em Salvador, entre os dias 26 e 28 deste mês, em local a ser definido.

Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail culturaspopulares@cultura.ba.gov.br . A ficha de inscrição está disponível no site www.cultura.ba.gov.br .

O evento reunirá lideranças do artesanato, gestores, Ongs, universidades e outros públicos envolvidos diretamente ou indiretamente com a área. O artesanato será discutido sob a ótica multidisciplinar da cultura e identidade territorial, do trabalho, da geração de renda e da sustentabilidade sociocultural e ambiental.

A proposta é coletar informações que vão subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas aos diversos setores do artesanato no estado da Bahia para o período de 2009 a 2011.

Um grupo executivo vai se responsabilizar pela operacionalização de ações, constituindo um fórum permanente com vistas ao desenvolvimento de um Programa Baiano de Artesanato.

Participarão do encontro os representantes do Centro Nacional de Folclore (Iphan/Minc), Ricardo Lima, e da Fundação Nacional do Índio, Pedro Ortale, além do prestigiado pesquisador Raul Lody, do Rio de Janeiro.

Os representantes das Universidades de Quebec e Montreal, o português Rui Batista, o colombiano Dário Castillo e Eduardo Davel, respectivamente, vão apresentar relatos da experiência com o setor do artesanato nesses países.

O reconhecimento e a promoção das condições de produção e fruição das culturas populares, alinhada com a Política Nacional proposta pelo Ministério de Cultura do Governo Federal, também são objetivos do encontro.

Neste sentido, a iniciativa de realização do Fórum é um passo importante para a convergência de interesses e esforços em prol do artesanato da Bahia. O encontro é coordenado pelo Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com outras secretarias estaduais e instituições. Mais informações pelo telefone: 0800 284 40 89.