O legítimo rock´n roll encontra-se com diferentes gêneros musicais como ska e folk, influenciados pela Música Popular Brasileira, no som das bandas Vanguart (MT), Móveis Coloniais de Acaju (DF) e Cascadura (BA), destaques da música independente nacional. O show acontece no próximo sábado (22), às 20h, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, com ingressos a R$ 2 (inteira).

O evento integra o projeto Novembro – Música em Todos os Ouvidos, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura, e comemora o Dia Nacional do Músico (22/11). Os ingressos começam a ser vendidos no local três horas antes do show, que tem censura de 16 anos.

Vanguart

Inspirada em Bob Dylan, Neil Young e Woody Guthrie, a Vanguart criou um folk (música folclórica e rock), com sotaque brasileiro. Fundada em 2004, em Cuiabá, a banda lançou seu primeiro álbum oficial Vanguart, em 2007, encartado na Revista Outracoisa, de Lobão. No entanto, seu trabalho já ganhava admiradores pelo Brasil, através da distribuição independente pela internet e divulgação pelo site Youtube, além da participação em festivais e shows.

Móveis Coloniais de Acaju

A banda brasiliense surgiu em 1998 com um som diferenciado, mesclando rock e ska (estilo africano, que originou o reggae, e combina elementos do swing e mento), com influência de ritmos do leste europeu e música brasileira. Diferente dos demais grupos de rock, eles têm uma formação extensa, com dez músicos no palco, que misturam os sons distorcidos das guitarras, com instrumentos de sopro, como o sax e o trombone.

Cascadura

Com 16 anos de estrada, a banda já produziu quatro CDs, representando a Bahia nos principais eventos nacionais de rock. Seu trabalho mistura influências do rock’n roll, do country rock e do rock produzido nos anos 60 e 70. Na primeira formação do grupo, com a estética dos Beatles e Rolling Stones, lançou em 1997, o disco #1 e, depois, em 1999, o Entre!, ambos produzidos por Nestor Madrid. Na virada do século, no entanto, a banda encara novos desafios, com a reformulação do grupo e, posterior, mudança para São Paulo. Atualmente, a banda é formada por Fábio Cascadura (voz e guitarra), Candido Sotto (guitarra), Tiago Aziz (baixo) e Thiago Trad (bateria).