A Sala Walter da Silveira exibe de sexta-feira (28) a 4 de dezembro a série Berlin Alexanderplatz, do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, com entrada gratuita, numa iniciativa da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o apoio do Instituto Goethe e da Versátil Home Vídeo.

Uma das atrações da recente Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a obra-prima de Fassbinder chega a Salvador em versão digital e restaurada. Em razão da duração da obra, a exibição terá um ritmo especial com três episódios por dia, além do epílogo, que é um longa-metragem com mais de duas horas.

Em seus mais de 40 filmes, Fassbinder captou a alma alemã ocidental dos anos 60 ao começo dos anos 80, revelando o desespero e a crueldade no coração de uma sociedade materialista.

Fassbinder nasceu na pequena cidade bávara de Bad Wörishofen e fez seus primeiros curtas experimentais aos 20 anos. Depois cursou uma escola de artes cênicas, onde conheceu Hanna Schygulla, sua atriz mais importante. Foi através dela que começou a se interessar por teatro, entrando para uma companhia em Munique, em 1967.

No âmbito do teatro, Fassbinder dirigiu, atuou e adaptou peças marginais para um grupo muito unido de jovens profissionais. Em 1968 dirigiu a primeira peça de sua autoria: Katzelmacher.

Para ele, a carreira no teatro foi um mero pano de fundo para uma produção quase incessante de filmes, telefilmes, adaptações e até um show de variedades para a TV. Nesse período, também fez programas de rádio e atuou em filmes de outros diretores, entre eles, Baal, de Volker Schlöndorff, baseado na obra de Göethe.

Marie-Jo e seus Dois Amores

Também entre 28 deste mês e 4 de dezembro, a Sala Walter da Silveira exibe, às 15h, o filme francês Marie-Jo e seus Dois Amores, de Robert Guédiguian, com ingresso a R$ 4 (de segunda a quarta-feira) e R$ 6 (de quinta-feira a domingo), sendo que estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. A Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro apóia a realização da Dimas.

O filme narra a história de triangulação amorosa. Marie-Jo, casada com Daniel, inicia um caso extraconjugal com Marco, mas não deixa de amar o marido: ela está apaixonada por dois homens. Angustiada, resolve deixar sua casa por um tempo para morar com Marco. Daniel a espera, não sem dor. Mas a dor maior é a de Marie-Jo, eternamente indecisa, que adia uma decisão impossível de tomar, até que a vida se encarregue de fazer isso por ela.

A obra, construída em 2002 e com pouco mais de duas horas, tem no elenco Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan e Julie-Marie Parmentier.