Para abrir as comemorações da Semana da Consciência Negra, a Sala Alexandre Robatto antecipa a data e exibe de domingo (16) a 20 deste mês um programa duplo: o documentário Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo, e o curta-metragem documental Carolina, de Jéferson De. O programa idealizado pela Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado tem exibição em três sessões diárias, às 15h, 17h30 e 20h, com entrada gratuita.

Em tempos de sucesso da minissérie Ó Pai, Ó, da TV Globo, é oportuno rever a abordagem que Joel Zito empreendeu com seu documentário de 2000, em que trata dos tabus, preconceitos e estereótipos raciais, discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas experiências e pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.

Já o curta-metragem Carolina, de 2003, é porta-voz de denúncias contra a miséria, a partir da personagem real da moradora de favela Carolina de Jesus, que nos anos 50 escreveu um diário explosivo sobre preconceito racial e fome de que são vítimas as populações negras das periferias das metrópoles. À época, foi motivo de manchetes na mídia e teve sua obra publicada.