Com a conferência “A crítica é a arte de amar”, a Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), anuncia, nesta quarta-feira (5), às 20h, na Sala Alexandre Robatto (Barris), os vencedores do 1° Concurso Estadual de Crítica Cinematográfica Walter da Silveira.

Com base na citação do francês Jean Douchet, que define a crítica como a “arte de amar”, os três críticos convidados, Ruy Gardnier, Fernão Ramos e André Setaro, vão falar sobre a experiência da análise fílmica.

Também durante a cerimônia, aberta ao público, será exibido um curta-metragem surpresa de um dos maiores cineastas do mundo, inédito no Brasil.

Com o concurso e a conferência, a Dimas e a Funceb criam oportunidade para atividades de reflexão e crítica da obra audiovisual e estimula o surgimento de novos resenhistas cinematográficos.

O edital do concurso só aceita críticos “não-profissionais” – aqueles que não publicam suas análises em grandes veículos da imprensa. Mais informações no site www.dimas.ba.gov.br.