A Bahia está entre os 31 finalistas que concorrem ao prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família, do governo federal. Os 10 vencedores do prêmio serão anunciados, em Brasília, na próxima terça-feira (25).

Foram 692 práticas inscritas provenientes de gestões estaduais e municipais. A gestão da Bahia concorre com o Sistema de Avaliação e Monitoramento de Indicadores do Programa Bolsa Família (Sisami), criado pelo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Dílson de Jesus Santos. Segundo ele, o sistema foi pensado a partir do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e suas variáveis. “Com ele podemos acompanhar os municípios de forma mais sistematizada e identificar as gestões que estão em risco”, explicou.

Além da gestão estadual, três municípios baianos também estão no rol dos finalistas: Lauro de Freitas, Camaçari e Vitória da Conquista.

Os premiados, seis municipais e quatro estaduais, receberão certificado de reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os vencedores da categoria Estado também poderão participar de missão internacional de estudos no México, Chile ou Colômbia, para conhecer a experiência dos programas de transferência de renda destes países.