Bordado, culinária, artesanato, tranças afro, panificação, decoração de festas, pedrarias e inglês. Este ano, o Centro Social Urbano (CSU) da Liberdade, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com o Serviço Social do Comércio, (Sesc) formou 387 pessoas para o mercado de trabalho em Salvador.

Na entrega dos certificados, na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Valmir Assunção, elogiou a parceria com o Sesc, e elevou a importância da qualificação profissional que os CSUs oferecem à população.

Segundo Assunção, o Estado está cumprindo o seu papel de enfrentar os índices de desemprego, oferecendo mais alternativas de geração de renda para a população. O secretário informou que a meta do governo do Estado, inclusive, é recuperar todos os CSUs da Bahia até o ano de 2010, para que as atividades sejam executadas em melhores condições.

Formada no curso “Aprenda, faça e venda”, a artesã Marilsa de Jesus Santos comenta que aprendeu muito com o curso. “Vai acrescentar muito na minha vida e o que eu quero, agora, é montar um negocinho com a minha filha”, projeta.