“Até junho do ano que vem não ficará nenhuma casa sem um ponto de água confiável em Macururé”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, durante a abertura dos trabalhos de implantação das ações do Programa Terra de Valor, na região Nordeste do estado.

Acompanhado de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à secretaria, Lucas percorreu, do dia 31 passado até a última quinta-feira (6), municípios como Abaré, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha e Santa Luz, onde se reuniu com vários dirigentes de órgãos estaduais e federais, prefeituras, associações comunitárias e entidades ligadas ao semi-árido.

Os encontros, que tiveram como objetivo mostrar as atividades que vêm sendo desenvolvidas de modo integrado e articulado pelas secretarias estaduais, foram marcados pela assinatura de convênios firmados entre a CAR e associações comunitárias locais, no âmbito do Projeto Gente de Valor, beneficiando centenas de famílias com obras como a construção de cisternas, sanitários domiciliares e a recuperação de barragens.

No total, foram investidos R$ 366,9 mil contemplando as comunidades de Raso Pintado, no município de Fátima, por meio de convênio assinado entre a Companhia e a Associação Comunitária dos Agricultores Rurais da Fazenda Lages da Boa Vista, com a construção de 24 cisternas.

Já as comunidades de Limoeiro e Riacho do Mira, localizadas no município de Itapicuru, tiveram seu convênio assinado na cidade de Ribeira do Pombal, atendendo a população com 16 cisternas. O acordo firmado com a Associação dos Agricultores do Povoado de Muniz vai melhorar a qualidade de vida na zona rural e aumentar a oferta de água na região.

Em Euclides da Cunha, foi firmado convênio com a Associação de Apoio a Comunidades Rurais do Povoado de Mairi, atendendo as comunidades de Alagadiço e Morrinhos, situadas no município de Nordestina, com a construção de 28 cisternas.

Foram beneficiadas ainda as comunidades de Curral de Pedra, Pedra da Onça, Tuiuiú, Julião, no município de Abaré, com a construção de 31 cisternas e a recuperação de 10 barragens, através de acordo entre a CAR e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Icozeira.