Mais de R$ 865 mil foram liberados pelo Governo do Estado para a execução de obras de abastecimento de água, saneamento, infra-estrutura e geração de renda em 40 comunidades rurais de 34 municípios de diversas regiões.

As intervenções serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Produzir.

Deste total, R$ 159,3 mil foram liberados para o início de novas obras e a maior parte, pouco mais de R$ 706 mil, será destinada para o resgate de parcelas de obras em andamento, de acordo com o secretário Edmon Lucas.

Dessa forma, 292 famílias moradoras das comunidades de Cágados, no município de Caetanos, Lagoa da Barra, Doçura e Cachoeira/Riacho, em Coronel João Sá, Juazeirão e Beleza, em Santa Brígida, serão contempladas com cisternas individuais.

Já as 150 famílias da comunidade de Vereda de Cima, no município de Barra do Mendes, terão sua barragem recuperada, enquanto que as 32 famílias da comunidade de Boa Fé, em São Domingos, serão beneficiadas com a implantação de um sistema convencional de abastecimento de água. A sede do município de Rio do Antonio ganhará um módulo para feira com 28 boxes.

Obras em andamento

O governo liberou o resgate de parcelas de obras de construção de cisternas para as comunidades de Abelha, em Dom Basílio, Martiniano (Encruzilhada), Lagoa do Mandu e Barro Vermelho (Baixa Grande), Monte Alegre (Chorrochó), Brandão (Curaçá), Tanque (Sento Sé), Arrogante/Mulunguzinho (Candiba), Barriga Mole (Andorinha) e São Tomé (Campo Formoso).

No total foram beneficiadas 479 famílias. Outras 283 famílias das comunidades de Tamburil, em Condeúba, e Saco da Canoa, em Curaçá, foram beneficiadas com sistemas convencionais e abastecimento de água.

Ainda com relação a saneamento básico, 465 famílias de oito municípios foram beneficiadas com sanitários residenciais – Saubara (sede), Pebas, em Senhor do Bonfim, Lontra (Ibicuí), Tanque Grande (Serrinha), Itajuru (Jequié), Km 100 (Brejões), Cabaceira do Brejo (Bonito) e Encarnação (Salinas da Margarida).

Com estes recursos estão sendo realizadas também a implantação de três casas de farinha elétricas, sendo duas nas comunidades de Encantado, em Inhambupe, e uma no Conjunto Formosa (Jequié).

Também serão construídas duas unidades de beneficiamento de cana, na sede do município de Abaíra, um centro de artesanato comunitário para moradores da sede de Potiraguá, uma ponte de concreto na comunidade de Contagem, em Rio do Pires, e mecanização agrícola com garagem em Limoeiro (Itaeté), Ponte Terra (São Desidério), Piri (Sento Sé) e Malhada (Contendas do Sincorá).