O quarto Núcleo da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) foi inaugurado, nesta sexta-feira (21), em Ilhéus, pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

No mesmo espaço, na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Cidade Nova, funcionará o Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), o oitavo do estado da Bahia, para prestar orientação jurídica, receber e encaminhar denúncias de violação de direitos, além de realizar mediação de conflitos. O Núcleo da Ceapa acompanhará a aplicação de penas e medidas alternativas.

Além da secretária da Justiça, Marília Muricy e dos representantes do Judiciário de Ilhéus e região, participaram do evento, idosos do Lar Abrigo São Vicente de Paula e adolescentes da Fundação Reconto, ambas entidades já cadastradas na rede social do NUDH e da Ceapa.

“É um momento ímpar para Ilhéus. Falar em direitos humanos, em nossa cidade, é garantir a felicidade que tantos almejam. Agora temos um local para encaminhar nossas demandas e ser parceiro na efetivação dos direitos de todos os cidadãos e cidadãs ilheenses”, declarou a conselheira tutelar, Marlene dos Santos.

Os núcleos atenderão à população de 26 cidades próximas ao município de Ilhéus: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Governador Lomanto Júnior, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.