A produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) cresceu 10,9% no mês de setembro de 2008, quando comparada com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro e setembro, a indústria baiana apresenta acréscimo de 5,1%. Nos últimos 12 meses, a indústria baiana também registrou uma expansão de 5,1%.

A informação é da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

No confronto entre os meses de setembro/2007 e setembro/2008, a indústria de transformação cresceu 11,3%, com sete segmentos registrando variações positivas. A principal contribuição veio de Celulose, papel e produtos de papel (80,3%), por conta da maior produção de celulose e papel não revestido. Destaca-se que neste segmento houve expansão da capacidade instalada de importante empresa do setor no período recente.

Outros setores que influenciaram o crescimento na indústria foram Produtos químicos (7,5%) e Minerais não-metálicos (34,5%). Apenas o segmento Metalúrgico registrou queda (-1,0%), sendo influenciado pela redução na fabricação vergalhões e fio-máquina de aços ao carbono. O setor de Veículos manteve a produção estável. Também houve o pequeno acréscimo na indústria extrativa mineral (2,6%).

No acumulado do ano, comparada com o mesmo intervalo de tempo de 2007, a taxa da produção industrial baiana teve uma variação positiva de 5,1%. A indústria de transformação registrou taxa de 5,3%, sendo que todos os segmentos da indústria apresentam taxas positivas no período, destacando-se Celulose, papel e produtos de papel (37,2%), Borracha e plástico (19,1%) e Metalurgia básica (4,1%).

Em relação aos últimos 12 meses, o indicador aponta aceleração no ritmo de crescimento oscilando de 4%, em agosto, para 5,1%, em setembro. Todos os segmentos registraram taxas positivas, destacando-se Celulose, papel e produtos de papel (33,7%), Refino de petróleo e produção de álcool (2,2%), Borracha e plástico (19,7%), Produtos químicos (1,5%) e Minerais não-metálicos (14,9%).

Na análise trimestral, o setor industrial baiano manteve o crescimento por cinco trimestres consecutivos, comparados com o mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre de 2008, o setor expandiu 6,1%, taxa superior à observada no primeiro trimestre, 3,8%, e no segundo trimestre, 5,4%. Os quatro segmentos que mais contribuíram para este desempenho foram Celulose e papel (53,6%), Produtos químicos (3,7%), Borracha e plástico (21,3%) e Minerais não-metálicos (26,3%).