Implementar um novo modelo de desenvolvimento que fortaleça os microempreendedores dos territórios de identidade da Bahia. Com esse objetivo, a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) firmaram convênio para elaborar estudos e diagnósticos sobre dinâmicas e tendências socioeconômicas para o desenvolvimento do território do Vale do Jiquiriçá. A súmula desse convênio, que será projeto-piloto da iniciativa, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20 deste mês.

Segundo o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, a intenção do governo é promover de forma planejada e articulada o crescimento econômico dos territórios com maior eqüidade social. “A idéia é criar uma rede de economia solidária integrada ao sistema produtivo e, para tanto, é necessário reconhecer os empreendimentos existentes, com as suas potencialidades, desafios e pontos de estrangulamento, visando à produção de um ambiente favorável a esse desenvolvimento”, explicou.

Para o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Benito Juncal, o trabalho será desenvolvido em várias etapas, compreendendo a elaboração da cartografia socioeconômico-cultural do território, visitas e reuniões nos municípios, sistematização dos dados e informações produzidas, audiência pública e elaboração da versão final do relatório. O produto final servirá para orientar as ações e políticas para o referido território.

O Território do Vale do Jiquiriçá compreende os municípios de Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre 0,662 e 0,568, em 2006, o território teve a população estimada pelo IBGE em 335,5 mil habitantes.