Um papo descontraído sobre esporte e música mudou a rotina dos alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na manhã desta quinta-feira (6).

Na ocasião, os estudantes puderam conhecer um pouco da carreira do ex-jogador do Bahia e do Vitória, Preto Casagrande, e do músico da banda Motumbá, Alexandre Guedes, e fazer perguntas ao professor de Educação Física, Ricardo Monteiro sobre a prática de esportes e a importância da atividade física regular para a saúde.

O projeto é uma maneira de atrair a atenção do jovem para a atividade física, e mostrar que o esporte pode ser um caminho para a transformação social. Para isso, o projeto busca levar personalidades do esporte e da música ao contato direto com os alunos.

Para a estudante e representante do grêmio estudantil, Neila Soledade, o projeto, além de motivar a pratica de esporte, com a presença de pessoas conhecidas, também valoriza a prata da casa. “O professor Ricardo está bem perto de nós e é um exemplo diário”, confirmou. O músico do Motumbá, Alexandre, que já praticou capoeira e atualmente pratica atividade física regular, espera que o jovem perceba que é possível e gratificante seguir no esporte.

Em meio ao ambiente de entrevista, onde os alunos foram os repórteres, Preto contou como foi sua experiência de jogador e o quanto batalhou para chegar onde está. "O esporte pode contribuir para a transformação social e mudar a realidade de muitas crianças, pensem nisso”, completou.

O diretor do Colégio Modelo, Carlos Santana, acredita que este evento vai fortalecer o processo social, desenvolvido pela escola. “Não é somente levar o aluno a uma faculdade, mas sim formar cidadãos”, confirmou. A banda Motumbá encerrou o evento apresentando a mistura de ritmos de sua música à platéia de estudantes.

Realizado pela TV Bahia em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Papo de Esporte é composta por uma série de visitas mensais, que ocorre de abril a novembro, em escolas e associações comunitárias de Salvador. Em 2007, o Papo de Esporte mobilizou um público aproximado de 6 mil pessoas e visitou oito escolas de Salvador, entre públicas e particulares.