Estudantes do ensino fundamental de todo estado estarão reunidos, entre esta terça-feira (18) e quinta-feira (20), na  1°Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Durante o encontro, os delegados elaborarão um documento contendo propostas e assumindo responsabilidades, que será entregue, durante cerimônia de encerramento, ao governador Jaques Wagner.

A conferência baiana está em sintonia com a celebração do Ano Internacional do Planeta e a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Realizado pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), o evento contará com a presença do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, e a abertura será às 8h30, no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã.

A conferência, que reúne estudantes de 11 a 14 anos das redes estadual, municipais e privada, também reforçará o que foi afirmado na Carta da Terra, Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global e na Agenda 21.

Dos delegados que estarão presentes no evento baiano, 27 representarão o estado na Conferência Nacional, sendo três representantes de quilombolas, indígenas e de assentamentos rurais. A escolha dos delegados ocorreu nas escolas, com a confecção de cartazes, com as mais distintas abordagens, sobre os problemas e desafios para a preservação do meio ambiente.

Cada trabalho apresenta um problema que põe em risco o equilíbrio ambiental e as maneiras de combatê-lo. A 1° Conferencia Estadual pelo Meio Ambiente integra a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que envolve estudantes de comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais sem escolas e alunos com necessidades especiais, sem restrição de idade, que estejam cursando as séries finais do ensino fundamental.

Na carta que será entregue ao governador, nesta quinta-feira, às 16h, no Parque da Cidade, os estudantes irão assumir responsabilidades e o Estado ficará encarregado de criar condições para a implementação das ações. “A conferência não é o momento estanque porque as ações retornarão para as escolas”, pontua a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Solange Rocha. Durante o encontro serão criadas comissões de meio ambiente e qualidade de vida para as escolas e, a partir delas, as escolas implementarão a sua Agenda 21.