Com muita música, dança, apresentação teatral e declamação de poesias, os estudantes do Colégio Estadual Sátiro Dias encerraram, nesta segunda-feira (24), as atividades da Semana da Consciência Negra na escola. Depois de um mês mobilizados em pesquisas sobre a cultura negra e uma releitura do que é ser negro na Bahia eles expressaram o conhecimento adquirido utilizando as diversas linguagens artísticas. Teve samba-de-roda, maculelê, capoeira, música afro, painéis, entre outros.

Na platéia, dezenas de alunos aplaudiam, animados, os colegas. A atividade integra as ações do projeto Leituração, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira, que busca despertar o interesse pela leitura. Este ano, o projeto piloto está presente em dez escolas. No entanto, a proposta da Secretaria é de ampliar este número para cem no próximo ano letivo.

“O projeto não trabalha só a leitura dos livros, mas, a leitura de mundo dos estudantes, fazendo da escola um espaço vivo”, explicou a formadora do projeto, Carla Santiago. Embora o foco seja a leitura, o projeto extrapola as barreiras da língua portuguesa e envolve todas as disciplinas. Para a estudante da 8ª série, Lorena Santos, 14 anos, ao inovar, a escola consegue despertar ainda mais o interesse dos alunos e facilita o aprendizado.

“Ela traz o aluno para perto. Também gostei muito de estudar mais sobre a consciência negra porque muitos ainda julgam o outro pela cor”, avalia. Já o estudante Weslei Santos, 14 anos, considera que por meio das linguagens artísticas a forma de aprender é mais interessante. “O projeto incentivou a gente a pesquisar. Aprendi mais sobre a história de Zumbi dos Palmares, sobre o preconceito racial e também sobre o Ilê Aiyê”, disse o estudante que fez um rap sobre a consciência negra.