A Secretaria Estadual da Educação (SEC) inicia, nesta segunda-feira (17), a primeira etapa da matrícula na rede estadual de ensino – a inscrição para o sorteio eletrônico, que é realizado para o preenchimento de vagas em escolas onde a demanda é maior do que a oferta. Este ano, além dos já tradicionais colégios Thales de Azevedo, Raphael Serravalle e Teixeira de Freitas, participará do sorteio a Escola Estadual Célia Mata Pires. Em Feira de Santana, o sorteio somente será realizado para o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Para se inscrever, o estudante deve ligar para o telefone 0800 285 8000, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, de posse do número de matrícula ou identidade, se aluno da rede estadual e da identidade, se da rede municipal. Na ocasião, o estudante receberá o número com o qual participará do sorteio. A inscrição será realizada até o dia 10 de dezembro e o aluno sorteado deverá confirmar sua vaga em qualquer posto de matrícula entre os dias 21 e 22 de janeiro.

As vagas ofertadas no Sorteio Eletrônico são para alunos da 1ª série do ensino médio. Por isso, só podem participar estudantes das redes estadual e municipais que forem aprovados na 8ª série, no ano letivo de 2008. Com uma exceção para o Colégio Estadual Célia Mata Pires, localizado em de do Jardim Santo Inácio, que por conta da grande demanda do bairro, acolherá estudantes que concluíram a 4ª série do ensino fundamental e vão cursar a 5ª em 2009.

Mecanismo democrático

O Sorteio Eletrônico é realizado há mais de sete anos e vem tendo um número cada vez menor de escolas participantes. A diretora de Atendimento da Rede Escolar da SEC, Eliana Carvalho, atribui isso a consciência de pais e alunos de que o ensino nas escolas do centro e dos bairros é o mesmo. “Os alunos estão preferindo estudar nas escolas do seu bairro”.

Ainda sim, o sorteio é o mecanismo mais democrático e transparente para as unidades que apresentam número de vagas inferior ao número demandado pela comunidade escolar. Este ano, o Sorteio acontecerá em 19 de dezembro, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Para atender a estudantes das redes estadual e municipais que desejam estudar nos colégios mais concorridos da rede, oito profissionais já estão preparados numa central telefônica instalada na Secretaria Estadual da Educação.