Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Estadual da Educação (SEC) realiza das 8h30 às 18h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, o Seminário de Lançamento do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que beneficiará docentes, diretores, vice-diretores e coordenadores da rede estadual de ensino.

O programa abrange quatro eixos – assistência, reabilitação, prevenção e promoção à saúde. A idéia é criar um núcleo de saúde, no órgão central da SEC, para atender os servidores, realizando a triagem e identificando a doença ocupacional, qual o tipo e dar encaminhamento ao tratamento correto.

Durante o seminário será apresentada a atual situação da saúde do professor e experiências exitosas. Haverá ainda uma palestra sobre o trabalho realizado pelo professor Wanderley Codo, da Universidade de Brasília (UNB), sobre o burn-out – síndrome da desistência do educador.

A SEC receberá do programa, propostas para que possa atuar desde a coleta de dados para análise da situação, até as medidas de recuperação dos professore já foram afetados, e também atender uma demanda já constatada em estudos, pesquisas e dados ambulatoriais realizados no estado.

A constatação é de que as queixas mais freqüentes são relacionadas ao uso contínuo da voz, dor nas costas e pernas, como conseqüências da postura mantida durante as atividades, e, no âmbito psicoemocional, cansaço mental e nervosismo.

O evento, que será encerrado com a apresentação do Comitê Gestor do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, contará também com a participação de representantes das secretarias estaduais da Saúde (Sesab), da Administração (Saeb) e de Relações Institucionais (Serin), parceiras na iniciativa juntamente com as universidades estadual da Bahia (Uneb), Federal (Ufba), Unime e Escola Bahiana de Medicina.