Cerca de 9,5 mil professores da rede estadual farão, neste domingo (9), entre 9h e 12h, a prova presencial do Curso de Gestão Escolar para candidatos que vão participar da eleição direta de diretores e vice-diretores escolas estaduais.

Participarão 32 municípios do estado, onde ficam as sedes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). A aprovação no curso é pré-requisito para a candidatura e cada um dos cursistas participou de 120 horas de atividades.

Desde que foram anunciadas as vagas para inscrição no curso de gestão, 13.640 professores se inscreveram, pouco mais de 12 mil participaram de todas as 120 horas de atividades. Houve parte dos professores que apenas realizou o curso para ampliar conhecimentos sobre gestão.

A coordenadora de Gestão Descentralizada da SEC, Euzelinda Dantas, disse que todo o processo de curso e formação das chapas vem sendo muito proveitoso. “Os professores ampliaram seus conhecimentos sobre gestão, e especificamente sobre o significado destas primeiras eleições diretas para diretor”, destacou Euzelinda. Em algumas escolas, os docentes, candidatos ou não, às vezes componentes de chapas concorrentes, se reuniram para conjuntamente estudar os temas proposto no programa do curso de gestão.

O curso possibilitou, a muitos professores, o contato com outros colegas, o que acabou enriquecendo ainda mais o processo. “O curso foi mais rico do que o proposto inicialmente, justamente devido a essa troca de experiência entre os professores”, ressaltou a coordenadora. Os professores tinham aula em ambiente virtual, com a possibilidade de realizar bate-papos, fóruns, conversas com os tutores e ainda tiveram acesso a textos complementares.

No Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no Roma, os professores, diretora e vice-diretores se reuniam, inclusive aos sábados e domingos, para realizar leituras e discussões sobre as questões dos módulos do curso. “Os nossos encontros têm sido bastante produtivos. Chegam a se reunir até 25 pessoas, daqui e de outras escolas. Discutimos os planos de gestão também. Essa é uma oportunidade grande para todos os professores”, avaliou a diretora do Luiz Tarquínio, Lúcia Maria Cardoso Fagundes.

A diretora do Instituto Pestalozzi da Bahia (Ondina), Jailza Alves Rosa, avalia o processo de forma positiva. “Estamos vivendo um momento que vem sendo muito aguardado há 20 anos. Realizar as eleições diretas desta forma, com curso de preparação para os candidatos, representa um avanço muito grande, um momento que vai ficar na história. A elaboração do curso foi muito rica e traduz a escola nova, a escola dinâmica”, comentou.