A Superintendência de Educação Profissional (Suprof), da Secretaria Estadual da Educação do Estado, em parceria com o Centro de Educação Profissional Pracatum, realiza, nesta terça-feira (18), das 13h às 18h, na Escola Parque (Caixa D’Água), o I Seminário Internacional de Educação Profissional em Música e Sociedade.

A intenção é conhecer experiências de instituições locais e internacionais que desenvolvem trabalhos em arte-educação, com enfoque no desenvolvimento humano aliado à formação técnico-musical, e identificar também as semelhanças e diferenças entre as práticas de educação profissional em música.

As experiências de instituições que atuam em comunidades e utilizam a arte-educação, por meio da educação profissional, como instrumento para o desenvolvimento social e humano, têm desafiado a sociedade a buscar caminhos para a qualidade de ensino no Brasil.

O seminário propõe a troca de experiências entre as instituições no intuito de sensibilizar as escolas da rede pública de ensino e demais centros de arte sobre a importância da arte-educação e do enfoque multicultural do ensino da música no desenvolvimento humano e social.

Outro objetivo da ação, que buscando a atenção de gestores, educadores, arte-educadores, educandos e demais profissionais da educação, é formar uma comunidade de sentido com instituições locais e internacionais, além de sensibilizar a comunidade local para a importância da arte-educação e o papel da educação profissional no desenvolvimento humano, econômico e social.

Participarão das discussões, representantes do Instituto Ayrton Senna (São Paulo), do Alternativas Solidárias (Valencia/Espanha), da Escuela de Musica de Alicante (Alicante Espanha) e do Instituto Patí (Salvador).