Envolver acadêmicos nacionais e internacionais na discussão de estratégias para a promoção de uma nutrição saudável. Esse é o objetivo do 2º Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura, que acontece quarta e quinta-feira (12 e 13), na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus.

O evento é resultado de uma parceria entre as universidades do Estado da Bahia (Uneb), Federal da Bahia (Ufba) e Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), além da Fundação Oswaldo Cruz.

Em 2007, as instituições criaram a Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura ( www.ensp.fiocruz.br/redeac ), reunindo profissionais que trabalham ou pesquisam sobre alimentação e cultura.

A programação do simpósio abordará temas como “Alimentação e cultura na alimentação escolar”, “Saúde, alimentação e cultura: dilemas e desafios do tema para o século 21”, e “Saberes e práticas alimentares contemporânea e a promoção da alimentação saudável”.

As discussões vão girar em torno de questões como padrões de mortalidade, obesidade e pressão alta devido à alimentação, e também o alcance da educação nutricional. Mais informações no site www.uneb.br .